segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Seminário “Avaliação dos primeiros 45 dias de Audiodescrição nas televisões brasileiras

Data do evento: Quinta, 18 Agosto, 2011 - 14:00 - 18:00
Tipo: Conferência/Seminário/palestra
País: Brasil
Cidade/Estado: Brasília
Local: Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados
Descrição do evento:

CONVITE:
O Senador Lindbergh Farias, Presidente da Subcomissão Permanente de Assuntos sociais da Pessoa com Deficiência do Senado Federal (Casdef), a Deputada Federal Luiza Erundina, Presidenta da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação com Participação Popular (Frentecom) e a Deputada Federal Rosinha da Adefal, Presidenta da Frente Parlamentar do Congresso Nacional de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (FrentePcD), convidam para o Seminário “Avaliação dos primeiros 45 dias de Audiodescrição nas televisões brasileiras – pela garantia do direito à comunicação e à informação da pessoa com deficiência”, a ser realizado no dia 18 de agosto de 2011 (quinta-feira), das 14 às 18 horas, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, na Praça dos Três Poderes – Brasilia/DF.

Informamos que no dia do evento, das 9 às 12 horas, as visitas guiadas ao Congresso Nacional contarão com o serviço de audiodescrição.

O seminário também contará com este recurso de acessibilidade durante toda a sua realização, além de serviço de transcrição em tempo real e interpretação de Libras.

O que é audiodescrição?
Durante um filme ou espetáculo, as pessoas com deficiência visual não conseguem captar todos os detalhes das canas, como cenários, cores, gestos, expressões faciais etc. Para minorar essa dificuldade, surgiu o recurso da Audiodescrição, que busca transformar em palavras aquilo que os olhos não podem ver.

Nos meios audiovisuais, essa descrição ocorre nas pausas entre diálogos das personagens ou nos intervalos das narrações.

Na Internet, o recurso é usado para descrever fotografias e outras imagens que serão reconhecidas pelos “leitores de tela”, programas usados por pessoas com deficiência para transformar em informações faladas as imagens e palavras escritas.


PROGRAMAÇÃO:
. 14h – Abertura
Mestre de Cerimônias compõe a mesa de abertura (5min de fala para cada autoridade):

1. Deputada Luíza Erundina, Presidenta da FrenteCom;
2. Senador Lindbergh Farias, Presidente da Casdef;
3. Deputada Rosinha da Adefal, Presidenta da FrentePcD;
4. Presidente do Conade/Organização Nacional dos Cegos do Brasil (ONCB), Moisés Bauer moisesbauer@hotmail.com);
5. Secretário Nacional de Promoção dos Direitos da PcD, Antônio José do Nascimento Ferreira antonio.ferreira@sdh.gov.br);
6. Gestora do Programa de Acessibilidade da CD, Adriana Jannuzziadriana.jannuzzi@camara.gov.br);
7. Gestora do Programa Senado Acessível, Mônica de Freitas monicaf@senado.gov.br);
8. Representante da TV Câmara;
9. Representante da TV Senado.

14h45min – apresentação de Painel – o que pensa a sociedade civil - Rosângela Gera (SP)[1] (rosangelacgera@yahoo.com.br), mãe de Laura Gera, usuária de serviço de áudio-descrição[2] - 15min;

15h - 1ª Mesa: História da áudio-descrição no Brasil e no mundo. Como funciona o serviço de áudio-descrição. Qual a sua previsão legal, constitucional e na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Moderador da Mesa:
Senador Lindbergh Farias

Palestrantes:
Paulo Romeu (SP) – 20min (paulorf@prodam.sp.gov.br)
Graciela Pozzobon (RJ) – 20min graciela@audiodescricao.com.br)

Debatedor:
Moisés Bauer - Presidente do Conselho Nacional dos Direitos da PcD (Conade) e Presidente da ONCB – 10min ana.crosara@sdh.gov.br)

15h50min - 2ª Mesa: a profissão de áudio-descritor: quem são e onde estão os áudio-descritores. Requisitos para a profissão. Necessidade de regulamentação e de certificação.

Moderadora da Mesa:
Deputada Luíza Erundina

Palestrantes:
Francisco Lima (PE) – 20min limafj@associadosdainclusao.com.br)
Letícia Schwartz (RS) – 20min leticia@milpalavras.net.br)

Debatedores:
Loni Elisete Manica (DF) - Representante do Programa Senai de Ações Inclusivas – 10min loni@dn.senai.br)

16h40min - 3ª Mesa: os primeiros 45 dias de áudio-descrição nas televisões brasileiras – dificuldades para a implementação, caminhos e perspectivas.

Moderadora da Mesa:
Deputada Rosinha da Adefal

Palestrantes:
Representante do Ministério das Comunicações – 20min
Representante da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) - 20 min

Debatedores:
Representante do Ministério Público Federal que atua na ADPF – 10min

17h30min – perguntas e pronunciamentos da plenária

18h – encerramento.


[1] Em cumprimento ao art. 29 da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que estabelece com direito fundamental à participação na vida pública e política, de forma ativa, nos processos de tomada de decisão, elaboração das leis e implantação das políticas públicas.

[2] Laura Gera tem oito anos de idade, mora em São Paulo e nasceu sem os globos oculares, em razão de uma patologia rara. É usuária assídua do serviço de áudio-descrição e símbolo da luta por este recurso em todo o Brasil. Sua mãe é médica imaginologista e seu pai é médico oftalmologista, ambos ativistas do movimento de inclusão da pessoa com deficiência e militantes pela causa da acessibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário